Desafios Literários: 3 benefícios das metas de leitura

Uma meta de leitura é um método que ajuda a conciliar a leitura e as tarefas do dia a dia — faculdade, trabalho, casa, filhos, etc. Encontrar tempo para ler todos os livros que queremos é difícil e às vezes até acabamos deixando o hábito da leitura de lado. Metas são ótimas para reverter essa situação e ajudar quem quer ler mais ou quer se desafiar um pouco. Entretanto, percebi que este tema gera algumas dúvidas nos leitores, por isso resolvi apresentar alguns de seus benefícios.

1. Metas podem ajudar a aumentar a produtividade

Uma meta é um ótimo instrumento para organizar a leitura e adequá-la ao ritmo do seu cotidiano. Como elas ajudam a estabelecer um objetivo, você se sente motivado e transforma a leitura em uma prioridade. Desse modo, a utilização de metas causa o aumento do rendimento da leitura.

Para cumprir a meta, organizar o seu tempo é fundamental. Ler 1 hora por dia, por exemplo, já ajuda DEMAIS a aumentar o volume de leitura.

2. Metas são ótimas para diversificar a leitura

Às vezes nos identificamos com um gênero literário e não conseguimos parar de ler, não é verdade? O problema é que às vezes você já leu tanto aquele gênero, mas TANTO, que ele já não te causa surpresa. Abrir a sua mente para novos estilos, mesmo que você não esteja saturado, é muito importante para o crescimento pessoal. A literatura também tem o papel de apresentar o novo e expandir horizontes, portanto, uma meta pode ser uma boa oportunidade para procurar livros diferentes.

Um exemplo comum é o de quem percebe que lê muitos livros estrangeiros e quer valorizar a literatura nacional. Uma meta pode ajudar a intercalar os autores e deixar a leitura mais variada.

3. O hábito da leitura pode ser fomentado pelas metas

O acúmulo de tarefas no dia a dia pode nos obrigar a deixar algumas coisas de lado, como a leitura. Por isso, uma meta pode ajudar a manter ou recuperar este hábito, já que ela tende a mantê-lo motivado. Conhecendo a sua rotina, é possível estabelecer metas como ler 1 livro por mês, algo mais fácil do que parece.

A meta também é uma dica ótima para quem está começando a entrar no mundo da leitura: estabelecer uma rotina ajuda muito a criar um hábito.

Dando o primeiro passo

Para te deixar bem motivado, alimentar o seu hábito de leitura e expandir horizontes, segue um desafio para o mês de março: o Mês da Mulher.

Meta de leitura para março em homenagem ao dia da mulher
Meta de leitura para março em homenagem ao dia da mulher.
  1. Livro de uma escritora negra;
  2. Livro de uma autora feminista;
  3. Biografia de uma mulher.

P.S.: Não vale trapacear encaixando um livro em várias categorias, hein?

Vem mais por aí

Eu ainda vou escrever vários outros posts para ensinar a criar uma meta de leitura consciente e dar algumas ideias de metas para desafiar vocês. Até a próxima, pessoal!



Categorias:Especiais, Metas, Planejamento

Tags:, , , ,

1 resposta

Trackbacks

  1. Por que eu não consigo cumprir a minha meta de leitura? – Desafio Livros pelo Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: