Desafios Literários: por que eu não consigo cumprir a minha meta de leitura?

Metas são uma ferramenta eficiente para organizar as atividades do cotidiano, inclusive a leitura. Contudo, é comum que algumas pessoas tenham dificuldade em cumprir as metas que estabeleceram. Você é uma dessas pessoas?

Pela minha experiência nos grupos de leitores, percebi que as metas de leitura costumam gerar discussão e eu levantei esse tópico em um post anterior. Geralmente, o questionamento gira em torno da capacidade das pessoas em cumprir suas metas. Isso se deve por alguns motivos, como conhecer a si próprio e o nível de exigência imposto.

Tendo isso em mente, eu trouxe algumas dicas para te ajudar a criar a sua própria meta de leitura, então fique ligado!

O segredo de uma boa meta de leitura

Eis o grande segredo de uma boa meta de leitura: você não precisa listar todos os livros que vai ler no ano! Um ano é um período muito longo, nesse meio tempo livros muito interessantes podem aparecer e a lista acaba ficando de lado (acontece comigo o tempo todo). Por isso eu recomendo fazer uma lista com os objetivos de leitura, em vez de já escolher os títulos. Vou dar um exemplo:

Lista de Maio

  1. Um livro sobre família
  2. Um livro histórico
  3. Um romance contemporâneo

Por isso, lembre-se: uma meta de leitura não precisa ser uma lista de LIVROS, ela pode ser uma lista de CATEGORIAS! Dessa forma, a meta se torna mais flexível.

Não exija demais de si mesmo

Algo que pode atrapalhar o cumprimento da sua meta é a quantidade de livros escolhida. Eu percebi que algumas pessoas tendem a encaixar um livro em várias categorias para contornar este problema, mas para mim isso é trapaça (risos). Se você lê em média dois livros por mês, não faz sentido criar uma lista de 10 livros para dar conta em 30 dias, você vai se sobrecarregar.

Se o desafio é feito para longo prazo, a estimativa mensal pode ajudar a dimensionar a sua lista. O ideal é sempre deixar uma folguinha, então se você lê 2 livros por mês, faça uma meta com 1 livro por mês, porque se você tiver um mês muito atribulado, é possível repor a leitura no mês seguinte e evitar frustrações.

Aposte em variedade

Este é um problema que eu tive com este desafio do blog. O mundo tem quase 200 países, mesmo eu lendo entre 40 e 50 livros por ano, ler 40 livros só DESSE desafio me enche o saco! Eu preciso espairecer e mudar um pouco o estilo, porque algumas temáticas se repetem muito dentro do continente.

Quero deixar claro que a literatura deve refletir a realidade e muitos problemas são comuns a todos os países, só com um desafio como esse possibilita entender a dimensão deles. A questão é que eu também prezo pela variedade, inclusive essa foi a minha motivação para começar o desafio, e a falta dela pode desmotivar outros leitores também.

Por isso, é possível que você se canse de ler obras do mesmo gênero sempre. Recomendo garantir uma gama de histórias para manter o interesse e a motivação.

Recapitulando…

Uma lista engessada com todos os títulos que serão lidos no ano está fadada ao fracasso, até porque o interesse em determinado livro pode desaparecer. Além disso, vale a máxima: conheça-te a ti mesmo. Não estabeleça metas impossíveis, preste atenção ao seu ritmo de leitura e adapte a meta sempre que preciso.

É recomendado tentar metas que você considera fácil e a partir do seu sucesso aumentar o nível de dificuldade. A meta é um desafio e é importante se esforçar para cumpri-lo. Dito isso, te desejo boas leituras e sucesso com a meta!

Você usa ou já tentou usar metas de leitura? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência!



Categorias:Especiais, Metas, Planejamento

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: