6 dicas para ler muito e gastar pouco

Você é apaixonado por ler e não consegue evitar comprar mais e mais livros? Eu te entendo e tenho algumas dicas para encaixar esses hábitos dentro do seu orçamento e evitar falência (risos).

Que ler é bom, não existe dúvida nenhuma, porém, talvez esse seja um momento para refletir sobre essa compulsão na hora de comprar. Eu já passei por essa fase e percebi que comprava errado, comprava só porque estava barato e acabei me arrependendo por ter adquirido vários livros ruins. Nesse post, pretendo compartilhar alguns truques que eu uso hoje para me controlar e economizar na hora de comprar, eu tenho certeza que elas vão te ajudar também.

1. Tenha muita paciência

Como eu comentei, um dos meus maiores erros era comprar por impulsão. Para evitar esse tipo de compra, usei o Skoob para criar uma lista de desejados. Levou tempo, mas agora eu só compro os livros que estão nessa lista (que não é tão grande assim). Quando eu descubro um livro legal que vale a pena ser comprado, sempre adiciono lá. Claro que com o tempo o interesse por alguns títulos ou gêneros diminui, então vez ou outra eu faço uma limpeza, mas nada que dê muito trabalho.

Aliado a isso, está um trabalho de pesquisa nas principais lojas virtuais, recomendo assinar a newsletter para receber notícias das promoções. O Gmail filtra essas mensagens e deixa em uma aba separada, por isso não me incomodo com elas. Caso você prefira evitar os e-mails, existem páginas no Facebook focadas em promoções, como a Amo Livros com Desconto, que disponibiliza vales para aumentar o seu desconto.

Bom, a paciência é importante porque se você tiver uma lista muito longa, vai levar tempo até procurar todos os títulos e encontrar boas promoções. Com o tempo, você tende a conhecer o preço normal dos livros e consegue identificar as boas ofertas e as que vendem pela metade do dobro.

2. Pegue emprestado

Eu percebi que alguns leitores não têm o hábito de frequentar bibliotecas (como assim, gente?). Em geral, por um preço simbólico você se cadastra e pode ler MUITO. Se você for estudante, usufrua da biblioteca da sua escola ou universidade, existem muitos livros de qualidade nesses lugares, principalmente clássicos. Não perca essa oportunidade de ler livros (quase) de graça!

3. Troque livros no Skoob e em feiras

O Skoob é uma ferramenta muito útil para os leitores, além de organizar as leituras, ela ainda permite trocas entre os usuários do site. Eu já fiz algumas e fiquei muito satisfeita, o único custo envolvido é o do correio, que mesmo assim é reduzido com a modalidade Registro Módico.

Além do Skoob, nos últimos anos percebi um incentivo a feiras para troca e doação de livros, o que é uma boa oportunidade para se desfazer de livros que você não gostou tanto e adquirir novos. Quem sabe na próxima festa da sua cidade você não encontra uma feirinha de livros?

4. Compre em sebos

Sebos são lojas que revendem livros usados por um preço menor, lá é possível encontrar muitos livros bons, mas menos populares em livrarias que vendem apenas exemplares novos. Se você está pensando que esta dica não é pra você porque não existe sebo na sua cidade, não desanime!

Existem algumas lojas virtuais como a Estante Virtual e o Sebos Online que te colocam em contato com sebos de diversas cidades do país. A maioria dos livros físicos que estou lendo no desafio foram comprados nessas lojas virtuais, porque moro em uma cidade pequena e as opções são bem limitadas nas livrarias daqui.

5. Leia e-books

A tecnologia chegou e nos trouxe um novo formato de leitura: os e-books. A grande vantagem é que existem sites que oferecem livros gratuitos para leitura, como o Domínio Público e o Projeto Gutenberg. O Domínio Público é um site do governo brasileiro e disponibiliza obras clássicas em diversos idiomas, recomendo dar uma bisbilhotada por lá, já achei muita coisa interessante.

O único ponto negativo de lá é que a diagramação dos livros é bem simples e só existe a opção PDF, nem sempre suportada pelos e-readers. Outra opção são as grandes lojas virtuais, como Saraiva, Amazon e Livraria Cultura, que oferecem diversas plataformas para leitura, como aplicativos de celular, e-readers e leitura no navegador ou desktop (lembrando que essas lojas também disponibilizam e-books gratuitos).

A grande vantagem dos e-books é a redução de preço nas promoções (sim, muitas vezes o valor normal do e-book é igual ao do livro físico). A maioria dos e-books que estou lendo no desafio foram adquiridos na Livraria Cultura e eu usei o aplicativo para desktop. Além dessas, recomendo também a Google Play Livros, que será abordada no próximo tópico.

6. Use as ferramentas do Google

Você já conhece o aplicativo Rewards do Google? Basicamente, o Google te envia pesquisas de opinião e te recompensa com créditos na Google Play… Acho que vocês já entenderam onde eu quero chegar. É claro que demora um tempo para acumular dinheiro suficiente para trocar por um e-book, eu demorei em torno de 1 ano para acumular o suficiente para trocar por um bom livro. Em três anos de aplicativo, acumulei R$ 43,94.

Pode não ser muito, mas existem outros sites que oferecem esse mesmo tipo de serviço em troca de pontos. É o caso do Livra, plataforma que te permite trocar os pontos por vários prêmios, incluindo cartão-presente na Google Play Livros, Saraiva e Americanas. Da última vez que acessei o site, esses cartões estavam com estoque esgotado, mas espero que sejam repostos logo.

Combinando os pontos do Livra e o saldo da Google Play, investi em três livros para o desafio e comprei outras coisinhas também (risos). Mas os livros do desafio são um pouco caros, então valeu muito a pena no meu caso, que adquiri sem investir dinheiro, apenas tempo.

Conclusão

Esse é um post lotado de merchans, pena que ninguém vai patrocinar! Além de merchan, ele é recheado de boas dicas para economizar, espero que elas tenham ajudado! Conhece mais dicas? Deixe nos comentários e continue acompanhando o blog para receber mais posts sobre o universo literário. Boas leituras a todos!



Categorias:Especiais, Metas, Outros, Planejamento

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: