Boca do Inferno

Boca do Inferno, de Ana Miranda, me conquistou desde a primeira página. Eu não poderia deixar de fazer uma resenha sobre um livro como esse, que me despertou tanto carinho.

Bem, primeiramente me chamou a atenção que este livro foi cobrado em alguns vestibulares, então comprei com o intuito de fazer uma doação para um projeto social do qual eu fazia parte até o ano passado. Essa era a única informação que eu tinha sobre ele.

Ana Miranda é uma atriz e escritora brasileira, que recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Revelação de Romance, com Boca do Inferno, mais uma obra-prima da literatura brasileira.

O romance é ambientado na Salvador do século XVII, mas diferente dos romances históricos em alta hoje em dia, a autora fez uma extensa pesquisa sobre o Brasil da época e romanceou a história de alguns personagens históricos, como o poeta Gregório de Matos e o jesuíta Antônio Vieira. De fato, a disputa por poder entre o governador Antônio de Souza Menezes e a facção liderada pelos Ravasco aconteceu.

Tendo a briga política como pano de fundo, conhecemos mais sobre a estrutura do país na época, a frágil e autoritária atuação do estado, a elevada criminalidade, a devassidão, a influência da igreja, a perseguição aos judeus e a relação da colônia com a metrópole.

Algo que sempre me surpreende em livros sobre a história do Brasil é enxergar as semelhanças entre o passado e o presente. É um pouco decepcionante, na verdade. Enfim, confesso que depois de um tempo a leitura começou a ficar um pouco mais arrastada, até porque as mensagens demoram a ser entregues e a política se torna maçante.

Mesmo assim, o livro é curto, então não chega a ser um suplício. Ana Miranda fez um excelente trabalho em seu livro, tenho que admitir que hoje não sei se quero mesmo doá-lo (risos). Recomendo demais a leitura e considerando todo o contexto histórico, faz todo sentido que seja cobrado no vestibular.

Outro livro muito interessante sobre reconstrução de uma história é Vasto Mar de Sargaços, obra-prima de Jean Rhys, deixo aqui a minha recomendação!


Ficha Técnica:

Autor: Ana Miranda

Editora: Companhia de Bolso

Edição: 3

Ano: 2006

Adicione o livro no Skoob!



Categorias:Especiais, Livro completo, Resenha, Romance, Sem categoria

Tags:, , , , , , , ,

2 respostas

Trackbacks

  1. Brasil: O Caso Morel – Desafio Livros pelo Mundo
  2. Angola: Mayombe – Desafio Livros pelo Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: