Desafio: etapa 3

Bom, quem me acompanhou em 2017 e 2018 percebeu que o blog entrou em hiato em 2019. Até recebi uma mensagem sobre isso, fiquei feliz e isso me motivou a voltar a escrever.

Caso alguém esteja curioso, eu não parei o desafio, mas escrever as resenhas estava tomando muito tempo e eu não consegui conciliar com o fim da faculdade, foi uma questão de prioridade. Agora tenho um diploma e tempo livre para contar pra vocês o que aconteceu nesse meio tempo.

Então, se alguém leu sobre a etapa 2 do desafio… Bom, não consegui cumprir as metas por uma série de razões. Em 2018 fiquei longe de conseguir ler toda a América Central, eu li menos do que estou acostumada, acrescentei apenas 7 países na minha lista. Foi um ano que exigiu muito de mim e acabei preferindo livros que me ajudassem a relaxar, com histórias mais divertidas e/ou imersivas.

Em 2019 li muito mais, mas estava enferrujada para as resenhas e precisava escrever o TCC… Quem passou por isso sabe o desespero e a pressão que é. Mesmo assim, li livros que me agregaram muito e acrescentei mais 12 países na lista.

Eu mantenho um controle das minhas leituras desde 2016 em uma planilha (adoro um Excel) e descobri alguns dados interessantes.

Meu top 3 países mais lidos são Estados Unidos (EUA) – disparado –, Inglaterra (UK) e Brasil (BR).

ANO

QUANTIDADE

% EUA % UK % BR Países lidos*

2016

54

46 28 11

10

2017

53 40 21 6

20

2018

33 55 9 6

12

2019

45

31 18 9

19

2020 (até o momento) 21 50 9 9

10

*Não necessariamente países novos

Eu comecei o desafio em 2017, de lá pra cá fiz um esforço consciente para diversificar minhas leituras, o que funcionou parcialmente, ainda leio muito conteúdo vindo dos Estados Unidos, o problema é que são livros relevantes, não apenas histórias bobas. Além disso, me coloquei outro desafio: ler 1 vez por mês um livro da minha estante (que contém muitos títulos dos EUA).

Quem já leu posts mais antigos sabe que eu costumava comprar livros por impulso, só que eu não lia! Eu preferia pegar na biblioteca ou ler um ebook. Eu fui olhar a minha estante no Skoob e descobri que eu só tinha lido 33% dos meus livros até 2018. Com esses dois desafios, hoje esse percentual está em 43%, em parte porque me desfiz de alguns livros que já tinha lido para comprar outros.

Bom, falando agora dos países que já li, fui escolhendo conforme as oportunidades e vontade de variar.

Continentes

Lidos País/continente Parcial

África

3 54

6%

Américas 27 35

77%

Ásia

4 47 9%
Europa 12 46

26%

Oceania

2 15

13%

Total 48 197

24%

 

O lado bom e também o ruim é que agora eu tenho bastante conteúdo para resenhar! (risos) Estou testando os melhores dias para publicar, então ainda não fixei o calendário do blog, mas a ideia é manter o conteúdo semanal e falar de outros assuntos, não só resenhas.

Concluindo, a meta para essa etapa é fazer a resenha para todos os livros que li e ler um livro do desafio por mês (uma meta bem mais acessível do que as anteriores!).

Nos próximos posts vou contar um pouco sobre como eu estou lendo, o desafio me permitiu expandir a forma de consumir o conteúdo. Acredito que possa ser útil para mais pessoas. Até a próxima semana!



Categorias:Etapa, Metas, Planejamento, Progresso de leitura, Sem categoria

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: