Nova Zelândia: Os Melhores Contos de Katherine Mansfield

Resenha nº 29: Os Melhores Contos de Katherine Mansfield – Katherine Mansfield

Essa resenha é sobre um dos meus livros preferidos nesse desafio e um dos melhores que eu li em 2019! Estou falando da coletânea de contos de Katherine Mansfield (pseudônimo de Kathleen Mansfield Beauchamp), uma autora neozelandesa admirada por Virgínia Woolf por suas habilidades únicas de escrita.

Katherine Mansfield (1888 – 1923) teve uma vida curta e intensa. Ela nasceu em uma família abastada na Nova Zelândia, mas viveu na Europa por muitos anos e lá publicou a sua primeira coleção de contos, In a German Pension, em 1911.

Eu não sou grande fã de contos, apesar de ter gostado de Bestiário, do argentino Julio Cortázar. O diferencial de Mansfield é explorar as nuances psicológicas dos personagens, ela consegue transmitir suaves desconfortos e sentimento através do que não é dito, o que provoca profunda empatia no leitor e torna o texto atemporal.

O livro é curto, apresenta 10 contos dessa escritora maravilhosa! Não vou contar separadamente a história de cada um, até porque são relatos cotidianos em sua maioria, o que os torna especial é realmente a habilidade de Mansfield para despertar determinado sentimento através do texto.

Basicamente, cada conto nos expõe a um sentimento diferente e então nos abandona diante das sensações expostas, também marcadas pela imprevisibilidade da vida. A escrita de Mansfield é leve, fluida e meiga, muito sensível, de um estilo introspectivo e poético. Em certo nível, me lembra um pouco a escrita de Isabel Allende em A Casa dos Espíritos (outra obra que recomendo fortemente).

Os contos são: Prelúdio, Euforia, Psicologia, A aula de canto, A vida de Mã Parker, O desconhecido, A festa ao ar livre, A casa de boneca, A mosca e O canário.

Esse é um dos livros que eu recomendaria com mais fervor de todos os que li até agora no desafio. Se tiver a oportunidade, leia! Deixo aqui o link para o livro na Amazon.


Ficha Técnica:

Autor: Katherine Mansfield

Editora: L&PM Pocket

Edição: 1

Ano: 2016 Adicione o livro no Skoob!



Categorias:Contos, Etapa, Favoritos, Livro completo, Metas, Países, Progresso de leitura, Resenha, Sem categoria

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: