Islândia: O Silêncio do Túmulo

Resenha nº 36: O Silêncio do Túmulo – Arnaldur Indridason

Olá, queridos! A resenha de hoje é sobre mais um livro policial nórdico que eu adorei! Já tem resenha aqui no blog de outro livro do gênero, mas sueco. Confesso que essas histórias nórdicas foram uma das melhores descobertas desse desafio. Se você gosta desse tipo de livro, não deixe de ler essa resenha!

“O Silêncio do Túmulo” começa em uma festa infantil. Um jovem estudante de medicina nota que uma das crianças está mastigando um osso… humano.

A polícia é chamada para investigar o caso, o inspetor Erlendur é o responsável. A hipótese inicial é de que se trata de um achado arqueológico, já que o clima frio da Islândia tende a preservar cadáveres antigos.

Entretanto, a análise dos arqueólogos indica que o corpo deve ter entre 50 e 70 anos apenas. Apesar da possibilidade do assassino já estar morto e a investigação se tornar inútil.

Investigar acontecimentos tão antigos é difícil, em especial quando nem todos desejam lembrar-se deles. Qual a história dos arbustos na colina? E do chalé inacabado no topo da colina? Qual a relação com a jovem que se jogou no mar sem motivo aparente?

Além dos mistérios relacionados a essa descoberta, o inspetor Erlendur enfrenta problemas com sua filha, que entrou em coma devido ao abuso de drogas. A jovem vive no submundo de Reykjavík, é algo que como leitor nunca imaginei que pudesse existir num país tão desenvolvido.

Erlendur também enfrenta um trauma envolvendo o irmão e uma tempestade de neve. Pelo que entendi, essa é uma série de livros e essas questões tendem a ser esclarecidas nos outros livros.

Indridason no revela uma face nova do país, onde há violência escondida nas ruas, porões e chalés. Os dramas pessoais do inspetor tornam o livro ainda mais interessante. Gostei muito da história, de como vamos descobrindo coisas novas e sentimos a humanidade dos personagens. Achei difícil julgá-los.

O final da história é satisfatório, o autor consegue manter o mistério até lá. Fiquei curiosa para ler os outros livros da série, recomendo bastante, é um novo ar para as histórias do gênero e menos sensacionalista (na minha opinião). Você pode comprar o livro aqui!

O que acharam da resenha? Já leu alguma história policial nórdica? Deixe nos comentários!

Espero que tenham gostado da resenha. Até a próxima semana!


Ficha Técnica:

Autor: Arnaldur Indridason

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2011

Adicione o livro no Skoob!

Compre na Amazon!



Categorias:Livro completo, Metas, Países, Progresso de leitura, Resenha

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: